Jorge Listopad

Jorge Listopad nasceu em Praga, onde se douto­rou em Filosofia, e naturalizou-se português em 1962. Faleceu a 1 de outubro de 2017, em Lisboa. Escritor, professor universitário, crítico, realizador de televisão e encenador, publicou cerca de cinquenta livros de prosa, poesia e ensaio, escritos em checo, francês e português e traduzidos em várias línguas. A sua obra recebeu várias distinções, entre as quais o prémio da Academia de Artes e Ciências de Praga, o 1.º Prémio do Conselho Cultural de Estocolmo, o 1.º Prémio da Rádio Europa Livre de Poesia. 
Como homem de teatro, encenou cerca de sessenta peças e óperas na Checoslováquia, França, Alemanha, Suíça e Portugal, onde recebeu dois Pré­mios de Imprensa e quatro Prémios da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Foi Presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Teatro e Cinema, desde 1994 até à sua passagem para as ac­tuais instalações. 
Foi condecorado com a Medalha Militar Checoslovaca da Resistência (1945) pelo seu papel na luta contra a ocupação nazi, e agraciado com a Medalha de Mérito Nacional da República Checa (2001). Recebeu ainda a Medalha de Ouro do Prémio Europeu Franz Kafka (2000), o Prémio Gratias Agit (Praga, 2004) e o Prémio Jaroslav Seifert (Praga, 2007). Foi doutor honoris causa pela Universidade de Brno e pela Universidade Carolinum, de Praga.

Livros do autor

Remington

Jorge Listopad

Os contos, as prosas, quem sabe se também os sonhos em vagabundagem pelo nosso mundo e, talvez, por um outro mundo diferente, desafiam o leitor sem arrastarem a espessa ganga das obrigações e outros impostos a pagar.