Urbano Tavares Rodrigues

Urbano Tavares Rodrigues (1923–2003) é um dos grandes escritores portugueses do século XX, autor de uma obra singular, que se divide pelo romance, novela, conto, ensaio, crónica e teatro, perfazendo quase 100 títulos. Também no jornalismo (O Século, Jornal de Comércio, Artes e Letras), no ensino (Liceu Camões, Liceu Francês, Colégio Moderno e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde chegou a catedrático) e na militância no Partido Comunista Português (foi preso várias vezes e impedido de lecionar), sempre se mostrou atento ao outro, na defesa dos valores da tolerância e do conhecimento.

Publicou o seu primeiro livro ainda na década de 40, dando início a um percurso literário que veio a ser distinguido com vários galardões, como o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Fernando Namora e Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco.


Livros do autor

Viagem À União Soviética

Urbano Tavares Rodrigues

Numa prosa admirável, plena de ritmo e sugestivas descrições, Urbano Tavares Rodrigues revela a independência de espírito que sempre marcou a sua obra.